
Estamos vivendo a Semana Santa, vamos meditar essa espiritualidade.
Sabemos que a Semana Santa é um tempo de retiro, no qual nos recorremos ao silêncio, esperimentando Deus através da Palavra e das Celebrações e na profundidade desse mistério.
É um tempo de renovação, assim podemos experimentar o Senhor profundamente e ter a nossa vida transformada.
A Semana Santa se inicia com o Domingo de Ramos que se destaca em dois momentos A Bênção dos Ramos e a Procissão e a Celebração com o Evangelho da Paixão.
A Procissão é marcada com alegria onde nós juntos com Jesus vamos entrar em Jerusalém dizendo que Jesus é o Bendito que vem em nome do Senhor, o Evangelho da Paixão do Senhor nos convida a mergulhar no mistério da sua Paixão e da sua entrega.
Temos a Quarta - feira Santa que é a procissão do encontro, essa espiritualidade bonita onde os homens carregando a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, contemplando na dor as respostas que temos que dar ao mundo de hoje e também a entrega de Maria sua mãe.
Na Quinta-feira Santa começamos o Trido Pascal, onde os três dias estão unidos em um mistério, da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Essa Missa nos trás o Lava Pés e a Eucaristia onde Jesus se faz servo e se entregando a nós na Eucaristia, sendo marcada através da Entrega de Jesus, pelo Amor supremo, um amor maior ao próximo que Jesus nos ensinou. No fim desta Celebração temos o translado do Santíssimo, onde o Sacerdote toma a Âmbula em suas mãos faz o momento da procissão até a capela, ocorrendo a Desnudação do Altar pois vamos viver o momento em que Jesus esta preso assim vamos viver o momento de solidão, um momento para a nossa entrega total para o cumprimento da vontade do Pai.
Na Sexta-feira Santa nós não temos Missas, pois não é realizado nenhum Sacramento a não ser o da Penitência, a Igreja esta inteira mergulhada na entrega total de Jesus, essa celebração é marcada pela adoração da Santa Cruz, é uma Celebração marcada pela interiorização. Ao fim nos recolhemos em muito silêncio pois Jesus esta morto e com Ele nós morremos para depois revivermos.
No Sábado Santo temos o tempo de espera e esperança na Ressurreição, é o momento de oração, contemplação, de silêncio e de vivermos a expectativa, porque a noite na Vigília Pascal é o momento de mergulharmos a nossa vida na Ressurreição de Cristo, nela há Bênção do Fogo Novo onde é Proclamada a Luz de Cristo. Que Cristo nessa Celebração possa brilhar na vida da nossa Igreja é essa Luz que nos dá a esperança de um dia novo em Cristo, é a renovação da vida nova que Cristo nos trouxe.
O Domingo de Páscoa é o dia da Ressureição, dia em que Cristo brilha na vida da Igreja e nossa. Assim contemplamos a Sua face e dizemos que verdadeiramente Ele Ressuscitou e esta vivo no meio de nós em nossos corações.
Que o Senhor possa conduzir VOCÊ nesta Semana Santa, que o NOSSO coração esteja aberto para receber esse grande Mistério que marca nossa caminhada Cristã.
Que Deus nos abençoe e nos conceda frutos da Graça e frutos da Ressurreição em nossa vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário